quarta-feira, 15 de abril de 2015

Esmoriz - cidade talhada para um bom negócio?

Esmoriz é claramente uma terra fértil para a promoção de eventos com dinâmica cultural e artística, mas em termos de criação dum negócio ou duma empresa própria, a situação já não aparenta colocar-se neste termos. De facto, é necessário ter muita cautela - se é certo que há evidentes casos de sucesso, também não é menos verdade que, nos últimos anos, a economia local estagnou, muito por causa da crise económica que abalou o país inteiro. Esmoriz é uma cidade muito visitada no Verão, mas nas restantes estações do ano, dificilmente se enche de multidões. É claro que há mercearias e cafés de grande qualidade que conseguem ser auto-sustentáveis, mas a concorrência neste sector da restauração já é muito grande para uma urbe de dimensões limitadas como a nossa. Temos também supermercados e estabelecimentos comerciais (Pingo Doce, Intermarché, Minipreço e até instalações chinesas) o que reforça ainda mais a competitividade.
Quem deseja criar o seu próprio projecto, terá que, antes demais, elaborar um estudo do mercado, saber se o produto (de preferência, original e inovador) que irá vender terá um considerável escoamento na região. Deve ser algo muito bem planificado, com os pés bem assentes na terra. Neste ponto, devemos sempre procurar ouvir a opinião de quem tem conhecimento na matéria. 
Mesmo assim, e além do estudo e dos méritos pessoais e capacidades empreendedoras, é necessário também ter "sorte" nesta conjuntura pouco propícia a investimentos. Os apoios estatais às empresas são, em muitos casos, diminutos e insuficientes. 
É claro que neste artigo, não procuramos demover quem tenciona lançar o seu próprio negócio na nossa cidade (nada disso!), mas sim recordar que a sua concretização deve merecer uma reflexão profunda para que a empresa possa produzir frutos sem grande turbulência.




Imagem da nossa autoria

Sem comentários:

Enviar um comentário